domingo, 1 de julho de 2012

Curiosidades sobre Gatos

Curiosidades sobre Gatos
Tudo sobre Gatos
Gatos
O gato é um animal mágico, elimina as negatividades, relaxa e cura a aura dos seres humanos com quem convive.
Os gatos foram domesticados no Antigo Egipto, há mais de 4000 anos atrás.

Os antigos Egípcios tinham pelos gatos uma adoração como se fossem Deuses, eles faziam múmias de gatos que eram colocadas em túmulos juntamente com ratinho embalsamados. Numa antiga cidade foram encontradas 300.000 múmias de gatos.

Existem cerca de 600 milhões de gatos domésticos em todo o mundo.

O gato doméstico pode correr a uma velocidade de 50 km/h

Os gatos são muito limpos e passam cerca de 30% de sua vida a cuidarem da sua higiéne.

Os gatos adultos e sadios passam 15% da sua vida em sono profundo. Em sono leve, 50% da vida, o que deixa apenas 35% do tempo no estado acordado. Mas passam do estado de sono profundo para acordado e alerta, mais rápido do que  qualquer espécie.

A expectativa de vida de um gato de rua (sem dono) é de cerca de 3 anos. Um gato com dono e dentro de casa, pode chegar a 16 anos. O gato mais velho já registrado viveu até os 36 anos.

O cérebro do gato é mais similar ao do homem do que ao do cão.

O gato possui mais ossos do que os humanos. Enquanto o homem possui 206, os gatos possuem 245 ossos.

Os gatos possuem 30 vértebras, 5 a mais que os humanos.

Gatos possuem 32 músculos que controlam suas orelha. Ele pode girar suas orelhas, independentemente, a quase 180 graus, e 10 vezes mais rápido do que o melhor cão de guarda.

A audição dos gatos é muito mais sensível do que a dos homens e cães. Seus ouvidos afunilados, canalizam e amplificam os sons como um megafone.

Os gatos ouvem até 65 khz (kilohertz), enquanto que os homens ouvem até 20 khz.
A audição dos gatos é muito mais sensível do que a dos homens e cães. Os ouvidos afunilados, canalizam e amplificam os sons como um megafone.

Os gatos ouvem até 65 khz (kilohertz), enquanto que os homens ouvem até 20 khz (quando jovens!).

Em proporção ao corpo, os gatos são os mamíferos que possuem os maiores olhos.

Um gato enxerga 6 vezes melhor do que um humano à noite, porque necessita de 1/6 da quantidade de luz necessária ao homem para enxergar.

O campo de visão de um gato é de 185 graus.

O gato possui aproximadamente 60 a 80 milhões de células olfatórias. O homem  possui entre 5 a 20 milhões.

Os gatos possuem um órgão olfatório especial no céu da boca, chamado 'Orgão de Jacobson'. É um analisador de odores e é por isso que as vezes os vemos abrir a boca estranhamente (riso sardônico), quando sente odores fortes.

Os gatos sacrificaram os detalhes e as cores pela capacidade de enxergar com pouquíssima luz. Eles não conseguem enxergar pequenos detalhes, vêem o mundo desfocado.

Por serem muito sensíveis à luz, os olhos dos gatos possuem pupilas verticais. Quando totalmente abertas, ocupam uma área proporcionalmente maior do que a pupila do homem.

No fundo do olho, os gatos tem uma camada de células denominadas "tapetum lucidum". A luz, após absorção, é refletida por essas células de volta para a retina, para que seus receptores tenham uma segunda chance de captá-la. Isso aumenta a eficiência dos receptores da retina em cerca de 40%.

Gatos de olhos azuis e brancos de pelagem, são geralmente surdos.

Um gato é capaz de pular 5 vezes a sua altura.

O gato sempre cai de pé, desde que o tempo de queda seja suficiente, para que gire o corpo.

Gatos esfregam o rosto em objetos e pessoas para marcar com o seu cheiro, como uma assinatura. O odor é deixado por glândulas, que possuem na parte anterior do rosto.

Fêmeas esfregam o corpo em machos que querem e também, de uma forma geral, todos se esfregam naqueles que sabem serem maiores e mais fortes, mas não quer dizer que o considerem superiores. É uma deferência e um pedido de amizade.

Leva cerca de 2 semanas para o filhote ouvir bem e seus olhos abrem em média com 7 dias.

O gato possui um total de 24 bigodes, agrupados de 4 em 4. São usados para medir distâncias.

Os gatos têm 30 dentes, enquanto os cães possuem 42. Os dentes de leite são substituídos pelos permanentes, por volta dos 7 meses de idade.

As patas do gato possuem receptores muito sensíveis que levam informações, na velocidade da corrente elétrica, até o cérebro: exploram coisas novas, sentem os alimentos, a velocidade do que passa sobre elas.

O gato treme quando sente muita dor.

O ronronar nem sempre é por alegria e prazer. Alguns gatos ronronam alto quando estão muito assustados ou com dor.

Gatos selvagens miam muito menos do que os domésticos. Isso se deve ao fato dos gatos aprenderem que miando chamam a atenção do homem para suas necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas pessoas abaixo tem o mesmo interesse que você, siga você também

Google+ Badge

Postagens populares

Prestação de serviço

  • "TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:"